Translate

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Saiba mais sobre o Mel, um alimento gostoso e nutritivo

"Desde a antiguidade o mel é notícia em: desenhos de cavernas, em ofertas aos deuses, em conservação de múmias, em papiros egípcios com receitas para diversas curas, em longevidade, em conservação de frutas, carnes, etc.

A maioria das grandes civilizações primitivas considerava o mel e a abelha sagrados, milagrosos até. 

As abelhas elaboram o mel a partir do néctar das flores. É depositado na colmeia (casa das abelhas) dentro de pequenas células hexagonais que, em conjunto, chamam-se favo. Não são todas as flores que produzem néctar suficiente ou "gostoso" para que as abelhas produzam mel. Daí que sempre encontra-se no mercado os méis mais característicos, conforme as flores que foram visitadas pelas abelhas, que denominam-se florada.

Essas floradas diferem em cor, podendo se apresentar mais claras (laranjeira, cipó-uva) ou escuras (eucalipto, silvestre). Apresentam também diferenças na viscosidade, ou seja, o mel pode variar bastante de forma e cor de acordo com a flor que as abelhas buscaram o néctar.

Alimento nutritivo 

O mel , o adoçante universal,  melhora o rendimento físico e aumenta a resistência,  são excelentes alimentos energéticos, substitui o açúcar, por ser de fácil digestão,  são adoçantes naturais e trazem ainda toda a harmonia de um produto natural. É um produto rico em vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, etc. Sais minerais: fósforo, potássio, magnésio, ferro, etc. 

É  um alimento completo e nutritivo. Por isso deve ser consumido no dia-a-dia puro ou em Sucos, Vitaminas, Iogurtes, Salada-de-frutas, etc. Para se ter uma idéia do valor nutritivo do Mel, 01 colher de sopa corresponde às seguintes quantidades, individuais de cada um, destes alimentos: 2 bananas; 2 laranjas; ½ maçã;150g  de uva; 2 ½  ovos; 200ml de leite; 40g de queijo; 100g de nozes; 50g de pão; 100g de carne; 150g de peixe; 45g de cenoura; 300g de ervilha.

Conservação

Todos os méis com o passar do tempo cristalizam-se. Dependendo da origem floral o mel varia na sua cor, paladar, consistência e característica de cristalização. Há mel que cristaliza   mais  rapidamente do que outros. Vale lembrar que o mel cristalizado mudou apenas sua forma Física e mantém todo seu valor nutricional. Para descristalizar o mel, aqueça-o, sem tampa, em banho-maria com o fogo brando (uns 45º C aproximadamente) ele voltará ao normal. 

Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc. Mas tem seus segredos: manter o frasco bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto não é necessário colocá-lo na geladeira. 


Nos frascos de boca larga, nunca introduzir colher ou faca suja, úmida. Os grandes inimigos do mel são: temperatura elevada e umidade. Quando o mel estraga, geralmente ele fermenta (culpa do aumento de umidade, por deixar o frasco aberto), isto é, azeda.

Como sei que o mel está fermentando? 

O produto fica com um cheiro azedo, semelhante ao de cerveja, muito ácido e ocorre a formação superficial de espuma.

Como  determinar  se o mel é puro?

Nenhum método caseiro é válido. Somente análises químicas, em laboratórios, podem determinar com precisão a pureza do Mel, entretanto aqui vão alguns truques simples que podem ser úteis para sabermos se o mel que compramos é puro, se foi adulterado de alguma maneira ou se tem alto teor de umidade.

· Pegue uma colher de chá e coloque-o dentro de um copo d’água. Se ele se dissolver, então não é puro. O mel puro deve ficar junto, como um sólido, quando é submergido em água.

· Pegue um pouco e misture-o com água. Sobre esta solução coloque quatro ou cinco gotas de essência de vinagre. Se observar que se forma espuma, o mel pode estar adulterado com gesso.

· Pegue uma colher de sopa de e vire-a para baixo. O mel que estiver muito úmido cairá rapidamente, mas o mel maduro, de boa qualidade, ficará na colher ou cairá muito lentamente.

· Acenda um fósforo e tente queimar um pouco o mel.  Se você notar que incendeia e queima, trata-se de mel puro. O mel mais impuro ou de pouca qualidade contém água, o que impede que ele queime.

· Se você tiver iodo em casa, pegue um pouco, misture-o com água e adicione algumas gotas de iodo. Se a solução ficar azul, o mel foi adulterado com amido.

· Pegue um pedaço de pão velho, duro e submerja-o no mel. Se em 10 minutos o pão continuar endurecido, trata-se de mel puro. Se houver muita água no mel, o pão amolecerá. 

Mas e o consumidor, o que ele pode fazer para se garantir?

Se você desconhece ou desconfia das procedência procure sempre a garantia dos selos de inspeção estadual ou federal no rótulo da embalagem. Este selo confere qualidade e seriedade em todo o processo de manufatura do produto."

Fonte: Com informações de Vale do Mel e da internet - Visite o Clube do Mel para adquirir produtos

Recomendado para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário